Alfa Romeo Giulia conquista as 5 estrelas Euro NCAP


O Alfa Romeo Giulia conquistou as prestigiantes cinco estrelas Euro NCAP com o resultado de 98% no que se refere à protecção de passageiros adultos de qualquer percentil: é a pontuação mais alta alguma vez conseguida por uma viatura, mesmo considerando o ainda mais severo sistema de avaliação introduzido em 2015.



Um resultado extraordinário, alcançado graças a dois elementos fundamentais da nova berlina desportiva Alfa Romeo. Por um lado, a adopção de numerosos e inovadores dispositivos de segurança e, por outro, a eficiência da carroçaria, tão rígida e resistente quanto leve, que recorre à ampla utilização de materiais ultraleves, como fibra de carbono, alumínio e compósito de alumínio.



Trata-se de um reconhecimento importante que, mais uma vez, confirma a especial atenção dedicada pela Alfa Romeo aos aspectos ligados à protecção de todos os utilizadores da estrada.



O Alfa Romeo Giulia é um automóvel projectado e construído sem cedências, destinado a tornar-se um novo paradigma da marca, para além de ponto de referência de todo o segmento, também em termos de segurança.
Fiel à tradição Alfa Romeo, o Giulia oferece soluções técnicas inovadoras para garantir um comportamento dinâmico excelente, que se traduz também em elevada segurança activa.
Entre os conteúdos mais sofisticados, são de referir o Integrated Brake System (IBS), que reduz sensivelmente a distância de imobilização (de 100 km/h a 0 em 38 m para o Giulia (e em 32 m para a versão Quadrifoglio), o sofisticado esquema de suspensões com tecnologia exclusiva AlfaLink e a direcção mais directa do segmento: elementos que asseguram um excelente comportamento em estrada e o controlo fácil e intuitivo do automóvel em todas as situações.



Por fim, o novo Giulia está na vanguarda em termos de dispositivos de assistência à condução. A título de exemplo, são de série, em toda a gama, o Forward Collision Warning (FCW) e o Autonomous Emergency Brake (AEB) com função de detecção de peões, que, mediante a utilização de um radar e de uma telecâmara integrada no pára-brisas, reconhece a presença de eventuais obstáculos ou de veículos na trajectória do automóvel, alertando o condutor para o risco de colisão iminente. Caso o condutor não intervenha, o sistema acciona automaticamente os travões, evitando o impacto ou reduzindo as suas consequências. Para além disso, graças à função de detecção de peões, através da interpretação das informações provenientes do radar e da telecâmara, o AEB é capaz de imobilizar a viatura autonomamente até uma velocidade de 60 km/h. O equipamento conta ainda com Lane Departure Warning (LDW), igualmente de série em toda a gama, que reconhece um desvio involuntário de faixa, e Blind Spot Monitoring (BSM) com função de Rear Cross Path Detection, como opcional, que monitorizando, através de sensores, a área que circunda o automóvel,  assiste o condutor em mudanças de faixa, em ultrapassagens e em saídas de parques de estacionamento, detectando a eventual aproximação de outros veículos.