Alfa Romeo no Salão Internacional de Genebra 2016

O modelo Alfa Romeo mais esperado do ano está prestes a ser introduzido no mercado português: a partir do mês de Abril o novo Giulia poderá ser encomendado, com preços em Portugal que irão dos €42.000 aos €100.000. Em antestreia exclusiva mundial, os visitantes do Salão de Genebra terão a possibilidade de admirar quatro exemplares do novo modelo, em representação da ampla gama que estará disponível na fase de lançamento: três versões de equipamento (Giulia, Super e Quadrifoglio), dois packs (Lusso e Sport), 18 soluções diferentes de interiores e 13 cores de carroçaria. Para mais, o cliente poderá escolher entre duas tipologias de caixa de velocidades (nova Q-Tronic automática de 8 velocidades ou manual de 6 velocidades) e três novas motorizações: 2.0 TBi de 200 cv e 2.2 JTDm de 150 cv e de 180 cv (também em versão ECO), além do já revelado 2.9 V6 BiTurbo Gasolina de 510 cv que equipa a versão Quadrifoglio.


Alfa Romeo Giulia


O novo Giulia caracteriza-se por um design distintamente italiano que se exprime através do sentido das proporções, a simplicidade e a qualidade das superfícies. O condutor está no centro desta "criação" automobilística para viver uma experiência de condução exaltante, graças à sensibilidade da direção, à resposta do acelerador e às reações imediatas da caixa de velocidades e travões.


A escolha da tracção posterior não é apenas uma homenagem às raízes mais autênticas da marca Alfa Romeo, mas é também uma solução técnica que assegura prestações elevadas e grande diversão. Outras peculiaridades do Giulia são a ótima distribuição dos pesos entre eixos, as suspensões refinadas (patente Alfa Romeo) e a direcção mais directa do mercado. Além disso, para atingir a melhor relação peso/potência (no caso da versão Quadrifoglio é inferior a 3), o Alfa Romeo Giulia combina as extraordinárias prestações dos seus motores com o uso de materiais ultra-ligeiros tais como fibra de carbono, alumínio, compósito de alumínio e plástico.


Fiel à tradição Alfa Romeo, o novo Giulia oferece soluções técnicas únicas que fazem do modelo o ponto de referência do seu segmento. Entre os conteúdos mais sofisticados assinalam-se o Integrated Brake System (IBS), que reduz significativamente o espaço de travagem, e as suspensões ativas para um conforto excepcional. A tecnologia Torque Vectoring é exclusiva da versão Quadrifoglio, para o máximo controlo da estabilidade, assim como o Active Aero Splitter que gere de forma activa a aerodinâmica a velocidades elevadas.


No Salão de Genebra estão expostas quatro versões: três Giulia Super e um Giulia Quadrifoglio. Em particular, dois dos Giulia Super estão equipados com o 2.2 Turbo Diesel de 180 CV (um com caixa automática de 8 velocidades e a outro com caixa manual de 6 velocidades). A primeira versão apresenta-se em Azul Montecarlo, Pack Lusso com interiores em pele bege e inserções em madeira, pinças de travão pretas e jantes em liga diamantada de 18". O segundo exemplar surge em Branco Trofeo de três camadas, interiores em pele tabaco, Pack Sport, tecto panorâmico de abrir, pinças de travão vermelhas, jantes em liga de 18". Finalmente, no terceiro Giulia Super é revelado o novo 2.0 TBi de 200 CV, combinado com a nova caixa automática de 8 velocidades Q-Tronic. No exterior, este exemplar caracteriza-se pelo Titânio Imola, pinças de travão pretas e jantes em liga de 18", enquanto no interior destaca-se o revestimento Pack Lusso em pele preta com inserções em madeira. A exposição é completada por uma Giulia Quadrifoglio - a máxima expressão da "mecânica das emoções" - em Vermelho Competição e motor 2.9 V6 BiTurbo Gasolina de 510 cv, inspirado por tecnologias e competências técnicas Ferrari.


Novo Giulietta e novo Mito


A Alfa Romeo não se esgota com o aguardado Giulia. Sob os holofotes estão também o novo Giulietta e o novo Mito, os dois modelos renovados que partilham um forte familiy feeling com o fascinante Giulia, como se intui pelo novo frontal que propõe uma inédita grelha e o legendário trilóbulo, talvez a assinatura mais famosa e reconhecível no mundo automóvel. Também o lettering dos nomes "Giulietta" e "Mito" retoma o utilizado pelo "Giulia", e em ambas as viaturas é apresentado o renovado logotipo da marca Alfa Romeo.


As gamas dos dois novos modelos foram optimizadas, a fim de conceder ao cliente uma escolha mais simples e imediata da versão que mais responde aos seus gostos e exigências, podendo ser depois personalizada com opcionais e acessórios.


Entre as maiores novidades do Novo Giulietta assinala-se uma caracterização desportiva mais marcada; o inédito turbodiesel 1.6 JTDm de 120 CV, acoplado à inovadora caixa de velocidades automática Alfa TCT e os úteis serviços LIVE do sistema Uconnect 6,5". Comercializado a partir de Abril em Portugal, o novo Giulietta surge em Genebra em duas versões: a prestação Veloce 1750 Turbo Gasolina de 240 cv e a Super 1.6 JTDm 120 cv, ambas com a caixa de velocidades automática TCT. O primeiro veículo caracteriza-se, no exterior, pelos novos pára-choques desportivos com pormenores vermelhos, os acabamentos de cor cinzento escuro, o tecto em vidro, as pinças dos travões vermelhas e as novas jantes em liga de 18". A forte estética desportiva encontra-se também nos interiores, onde se evidenciam os novos bancos desportivos em Alcântara com costuras vermelhas. Ao lado do Giulietta Veloce, os visitantes podem conhecer de perto a versão Super com assentos em pele tabaco, jantes em liga de 18", acabamentos externos cromados e novo terminal de descarga.


No stand, em exclusivo mundial, é revelado o novo Mito que se renova em muitos aspectos, mantendo o seu posicionamento de compacto desportivo capaz de conquistar os clientes atentos ao estilo e à excelência técnica focada no prazer da condução. Em Genebra é exposta a versão mais desportiva da gama - Veloce 1.4 MultiAir Turbo-gasolina 170 cv e com caixa de velocidades automática TCT - equipada com os novos bancos desportivos Sabelt, revestidos em tecido preto e Alcântara. O novo Mito estará disponível em Portugal a partir de Julho.


4C Coupé e 4C Spider


Estará também presente o fascinante Alfa Romeo 4C, nas versões Coupé e Spider, o ícone moderno da marca que representa a essência desportiva associada ao "ADN Alfa Romeo": óptimas prestações e excelência técnica visam o máximo prazer de condução combinado com um estilo deslumbrante.


Ambas as viaturas estão equipadas com o potente motor turbocomprimido completamente em alumínio de 1750 cm3 com injeção directa com intercooler e variador duplo de fase contínuo, que assegura prestações comparáveis às de uma super desportivo: 257 km/h de velocidade máxima, 4,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, 1,1 g de aceleração lateral e 1,25 g de desaceleração máxima em travagem.


A alma desportiva tornou-se evidente também nos materiais ultra-ligeiros utilizados: fibra de carbono para o chassi, alumínio para os caixilhos anteriores e posteriores e SMC (compósito de baixa densidade) para a carroçaria.


Na passarela suíça desfila uma 4C Spider de cor cinzenta Stromboli da qual emergem a cobertura do roll-bar em fibra de carbono e o novo sistema de escape dual-mode central em titânio by Akrapovič. Além disso, para adicionar estilo e destacar a ligeireza e as prestações, o veículo propõe jantes raiadas com acabamentos brunidos (18" no anterior, 19" no posterior), bem como componentes externos em fibra de carbono, tais como as entradas de ar laterais, pára-choques anterior e os espelhos retrovisores. Finalmente, completam os equipamentos das viaturas presentes em Genebra as pinças vermelhas dos travões, os assentos desportivos em pele vermelha e os interiores em pele com elementos em fibra de carbono.


Na área de exposição também o multi-premiado 4C Coupé em Branco Trofeo de três camadas, de tecto e elementos em fibra de carbono (tais como as entradas de ar laterais e do pára-choques posterior, espelhos, spoiler posterior), pinças dos travões pretas, sistema de escape dual-mode central em titânio by Akrapovič e jantes com cinco orifícios diferenciados (18" no anterior, 19" no posterior). No interior, é possível admirar os particulares assentos desportivos em pele e microfibra de cor preta, com costuras vermelhas em contraste, acompanhados também neste caso pelo tablier e painéis da porta em pele e pormenores em fibra de carbono.


Stand


A Alfa Romeo retorna ao Salão de Genebra, com uma área de exposição renovada com detalhes construtivos inéditos e um refinado jogo de luzes que enfatiza as importantes novidades de produto. Um stand com forte impacto cenográfico, portanto, que se enriquece com o clássico fundo com LED vermelhos em campo preto, estilema cromático da marca; das tradicionais paredes em vidro, a exprimir a elevada qualidade associada ao ADN Alfa Romeo; e de uma textura com conotação desportiva devido à pavimentação, a destacar as performances legendárias das viaturas do Biscione.


Protagonista absoluta, a nova Giulia: as três versões Super estão hospedadas num estrado cuja elevação é delimitada por LED vermelhos enquanto, graças a uma estação de "realidade aumentada", os visitantes podem aprofundar os aspectos tecnológicos mais inovadores do desempenho Giulia Quadrifoglio. Em torno da rainha do salão, os outros modelos da gama: Novo Giulietta, Novo Mito, 4C Spider e 4C Coupé. São produtos extraordinários que confirmam como, há mais de um século, as viaturas Alfa Romeo são dedicadas àqueles que esperam de um automóvel uma resposta que ultrapassa o conceito de "meio de transporte útil" para terminar naquele nas mais autênticas emoções.


Dentro do stand, é possível visitar a área Mopar, a marca de referência para os serviços, o Apoio ao Cliente, as peças sobressalentes originais e os acessórios para as marcas da FCA. Em particular, em Genebra é exibida a nova colecção de merchandise Alfa Romeo, que tem como inspiração o logótipo renovado nas suas componentes gráficas. São todos objectos exclusivos desenhados ad hoc juntamente com o Centro Stile Alfa Romeo, objectos técnicos de alto nível fabricados com materiais de desempenho tais como o carbono, o alumínio ou o Nycrotech. Em detalhe, a colecção é composta por várias linhas: do vestuário, cuja peça principal é um casaco fabricado em softshell impermeável, aos materiais em pele que incluem uma bolsa 24 horas unissexo confeccionada em material técnico e pele com acabamentos em metal escovado, até à linha de acessórios com carteiras de homem e porta-chaves específicos. Encontram-se também alguns acessórios dedicados aos modelos Alfa Romeo 4C, Giulietta e Giulia. Em particular, para este último modelo, estão disponíveis o volante em carbono e Alcântara, as calotas dos espelhos e a soleira em carbono.


Finalmente, através da distribuição de material informativo e o equipamento de alguns materiais dedicados no stand, o público poderá conhecer os produtos de FCA Bank, empresa financeira especializada no sector automóvel. A empresa está operacional nos principais mercados europeus com uma única missão: apoiar as vendas de veículos de todas as marcas FCA através de produtos financeiros inovadores e completos, de serviços de alto valor acrescentado dedicados à rede dos concessionários, aos clientes privados e às empresas.