Alfa Romeo regressa à Fórmula 1TM

- A Alfa Romeo regressa à Fórmula 1 depois de mais de 30 anos de ausência
- A Alfa Romeo e a Sauber F1 Team assinaram uma parceria multianual que prevê uma cooperação a nível estratégico, comercial e tecnológico 
- O nome oficial da equipa será Alfa Romeo Sauber F1 Team


A prestigiada marca italiana do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) assinou uma parceria técnica e comercial plurianual com a equipa suíça Sauber F1 Team para participar no Campeonato Mundial de Fórmula 1 a partir da época de 2018. 
 

Os monolugares exibirão as inconfundíveis cores e o símbolo da Alfa Romeo, Patrocinadora Principal da equipa, e serão equipados com motores Ferrari 2018.
 

O acordo prevê ainda uma cooperação estratégica, comercial e tecnológica em todas as possíveis áreas de desenvolvimento, incluindo acesso ao know-how de engenharia e à competência dos técnicos da Alfa Romeo. A parceria proporcionará outras oportunidades para ambas as empresas tanto no âmbito da Fórmula 1 como do sector automóvel em geral. 
 

O nome oficial da equipa será Alfa Romeo Sauber F1 Team.
 

Sergio Marchionne, CEO da FCA, afirmou "Este acordo com a Sauber F1 Team é um passo significativo na reformulação da marca Alfa Romeo, que volta à Fórmula 1 depois de mais de 30 anos de ausência. A Alfa Romeo, uma marca que ajudou a escrever muitos dos capítulos da história deste desporto, juntar-se-á a outras importantes empresas automobilísticas que participam na Fórmula 1. A própria marca, além disso, poderá beneficiar do intercâmbio de tecnologia e sapiência estratégica com um parceiro de indiscutível experiência como a Sauber F1 Team. Os engenheiros e os técnicos da Alfa Romeo, que já deram provas das suas capacidades com o projecto dos novos modelos Giulia e Stelvio, poderão, assim, partilhar a sua experiência com a Sauber F1 Team. Simultaneamente, todos os fãs da Alfa Romeo poderão de novo apoiar uma marca que está determinada a escrever um novo capítulo da sua única e lendária história desportiva."
 

Pascal Picci, Presidente da Sauber Holding AG, declarou: "Estamos muito felizes por podermos dar as boas-vindas à Alfa Romeo ao seio da Sauber F1 Team. A Alfa Romeo tem uma longa história de sucessos em Grandes Prémios e sentimo-nos orgulhosos por uma empresa do nível internacional da Alfa Romeo ter decidido trabalhar connosco para o seu regresso ao pináculo do desporto motorizado. Trabalhar em estreito contacto com uma marca de automóveis representa uma grande oportunidade para o Grupo Sauber desenvolver ainda mais os seus projectos de tecnologia e engenharia. Estamos confiantes de que, juntos, poderemos levar a Alfa Romeo Sauber F1 Team a atingir grandes sucessos e esperamos que esta seja uma duradoura e bem-sucedida parceria."
 

O regresso da Alfa Romeo, uma das protagonistas da história da Fórmula 1, representará certamente um significativo contributo para o poder de atracção e o futuro desenvolvimento deste desporto. A Alfa Romeo traz consigo conhecimentos tecnológicos e uma grande base de indefectíveis fãs, sem esquecer que a participação no campeonato também oferece benefícios em termos de transferência de tecnologia e de segurança na estrada.
 

A Alfa Romeo é conhecida em todo o mundo pela sua tradição na competição e pela excelência tecnológica. Indiscutível líder nos Grandes Prémios do período anterior à Grande Guerra (em 1925, o GP Tipo P2 dominou o primeiro Campeonato do Mundo), a Alfa Romeo participou na Fórmula 1 entre 1950 e 1988, seja como marca seja como fornecedora de motores. Logo na estreia, a Alfa Romeo conquistou os dois primeiros Campeonatos Mundiais de Pilotos, em 1950 e 1951, com Nino Farina e Juan Manuel Fangio. Entre 1961 e 1979, a Alfa Romeo esteve envolvida na F1 como fornecedora de motores para diversas equipas. Depois de ter voltado a participar em 1979 como marca, a Alfa Romeo conseguiu o seu melhor resultado em 1983, classificando-se em sexto lugar no Campeonato Mundial de Marcas. Mais de 30 anos depois de se ter retirado da Fórmula 1 como concorrente (1985), a marca regressa agora com a intenção de se distinguir claramente.