Inovação e tecnologia Alfa Romeo
  • LA MECCANICA DELLE EMOZIONI
  • UMA NOVA ERA
  • COMEÇAR DA ESTACA ZERO
  • A PLATAFORMA REVOLUCIONÁRIA
  • O CORAÇÃO INFLEXÍVEL
  • UM CÉREBRO EVOLUÍDO
  • SENSAÇÕES AO VOLANTE
  • DESEMPENHO SUPERIOR
  • A BUSCA DE LEVEZA
  • A AERODINÂNICA
  • ESCOLHAS RADICAIS

LA MECCANICA DELLE EMOZIONI

A componente mais importante de um Alfa Romea genuíno é a emoção. Este é o verdadeiro significado do slogan “La Meccanica delle Emozioni”: acionar um prazer de condução que vai para além de todas as medições. Uma união de tecnologia de ponta e engenharia inovadora para alcançar uma experiência emocionante ao volante. É muito mais do que uma telemetria fria e sem imaginação: é uma sensação, semelhante ao verdadeiro amor. Podemos até dizer que se trata de algo irracional, visceral, energético, inesperado. Uma experiência que vale a pena experimentar na primeira pessoa.

UMA NOVA ERA

UMA NOVA ERA TECNOLÓGICA

A Alfa Romeo é muito mais do que um emblema italiano nascido há mais de um século. A sua dedicação ainda representa algo totalmente original e categórico, especialmente ao nível da inovação e da engenharia. É uma forte paixão pelo automobilismo, diferente de qualquer outra. Esta história de tecnologia pioneira continua: no seu 105º aniversário, a Alfa Romeo entrou numa nova era com o Guila Quadrifoglio. Um automóvel que não podia ser criado por outra marca, nem em qualquer outro lugar no mundo.

COMEÇAR DA ESTACA ZERO

COMEÇAR DA ESTACA ZERO

Em 2013, a Alfa Romeo criou a “Skunk Works” uma equipa de designers, engenheiros e técnicos verdadeiramente única. A sua missão era devolver a glória à marca e inovar, cavalgando rumo a uma abordagem revolucionária. As suas regras eram escassas e objetivas: paixão inflexível e liberdade criativa absoluta.
Os Skunks começaram da estaca zero, implementando todas as características que um Alfa Romeo genuíno deve possuir. Não construíram um automóvel, criaram-no com brio. Com a sua paixão e espírito pioneiro, os Skunks entregaram o Guilia Quadrifoglio em apenas dois 2 anos: o ADN do mais puro Alfa Romeo está finalmente de volta. Um novo capítulo inovador está prestes a ser escrito. 

A PLATAFORMA REVOLUCIONÁRIA

A PLATAFORMA REVOLUCIONÁRIA

Para devolver o autêntico prazer da condução, a marca criou um novo projeto a que chamou Giorgio.
Os engenheiros da Alfa Romeo conceberam uma plataforma inovadora de RWD, com uma distribuição de peso ideal de 50/50, na frente e na traseira, forjado de uma liga de materiais ultraleve e desenvolvido para apoiar as diversas categorias de veículos. O esquema da plataforma Giorgio, simultaneamente leve e rígida, é o fator chave para alcançar os melhores do segmento em termos de eficiência e segurança. A sua particularidade técnica também permite a cada Alfa Romeo obter uma dinâmica de condução superior, que não conhece outro rival no mercado automóvel.

O CORAÇÃO INFLEXÍVEL

O CORAÇÃO INFLEXÍVEL

Desde a sua fundação, a inovação do motopropulsor conduziu a Marca a feitos lendários no automobilismo desportivo. Hoje, a tecnologia de ponta no motopropulsor da marca é o último motor 2.9ℓ V6 90° bi-turbo 510cv, totalmente concebido em alumínio. Para além da sua potência e valores de binário fora de série, o V6 é extremamente eficiente graças a um sistema de desativação exclusivo dos cilindros eletrónicos. Esta tecnologia é uma inovação líder na sua classe e, ao mesmo tempo, um regresso ao passado: no início dos anos 80, os engenheiros da Alfa Romeo foram os primeiros no mundo a desenvolver este conceito.

UM CÉREBRO EVOLUÍDO

CONTROLADO POR UM CÉREBRO EVOLUÍDO

Os sistemas eletrónicos do Alfa Romeo são agora comandados por um “cérebro” próprio. O CDC (Chassis Domain Control) é um módulo que integra as ações do controlo de estabilidade eletrónica, o sistema de vetorização do binário, as suspensões adaptáveis e o sistema de travagem integrado exclusivo. Esta solução de vanguarda é fornecida com uma “inteligência emocional” específica que coordena a intervenção de qualquer sistema eletrónico, no sentido de alcançar o melhor desempenho dinâmico, por intermédio de uma sensação de condução intuitiva e atrativa. 

SENSAÇÕES AO VOLANTE

SENSAÇÕES AO VOLANTE

A sensação de guiar um Alfa Romeo deve ser inequívoca e inesquecível. Por essa razão a engenharia de vanguarda da marca desenvolveu um sistema de suspensão único. À frente, as últimas criações da Alfa Romeo apresentam uma suspensão dupla de braço triangular, integrando um eixo de direção semivirtual, que permite ao condutor movimentar a direção rapidamente e com precisão, conduzindo a uma aderência perfeita do pneu à pista e a uma sensação de domínio única. Na traseira, as versões Giulia e Stelvio estão equipadas com um novo AlfalinkTM, um sistema multilink em alumínio que proporciona melhor controlo, tração, estabilidade e filtragem de vibrações.

DESEMPENHO SUPERIOR

O DESEMPENHO SUPERIOR DO ALFA ROMEO

Uma das mais avançadas características tecnológicas desenvolvidas pela Equipa de engenheiros da Alfa Romeo é a vetorização binária. Trata-se de um sistema que proporciona ao diferencial traseiro a capacidade de variar a potência em cada roda, melhorando assim a respetiva tração e desempenho. A sua tecnologia garante uma reação rápida na direção, e enquanto excelente estabilizador de pneus, até em alta velocidade e em condições atmosféricas adversas. A Alfa Romeo apresentou igualmente o novo Q4, o seu exclusivo sistema AWB, a pedido, concebido para oferecer uma gestão da performance em tempo real. Uma solução segura e desportiva que se autoadapta a qualquer estilo de condução e condições de estrada, proporcionando apenas as vantagens de um AWD com o desempenho e eficiência de um verdadeiro Alfa Romeo.

A BUSCA DE LEVEZA

A BUSCA DE LEVEZA

Menos peso, maior velocidade: o legado das provas de automobilismo foi fundamental para desenvolver novos veículos com a plataforma Giorgio. A nova gama alcança os melhores da sua classe, na relação potência-peso, graças a uma extensa utilização de materiais ultraleves, como a fibra de carbono, o alumínio e um composto de alumínio e plástico. Todos os motores novos da Alfa Romeo são em alumínio, o Stelvio e o Guilia apresentam, como standard, um eixo de transmissão em fibra de carbono, enquanto o Guila Quadrifoglio é o único berlina do mundo a exibir um tejadilho e capô completamente concebidos em fibra de carbono.

A AERODINÂNICA

A AERODINÂNICA

Desde da sua fundação, a Alfa Romeo desenvolveu soluções inovadoras para sobressair nas corridas de automóveis: a pesquisa contínua ao nível da aerodinâmica foi fundamental para alcançar desempenhos superiores.
Hoje, o compromisso da marca no que respeita ao túnel de vento permitiu ao Giulia Quadrifoglio tornar-se o único berlina no mundo equipado com sistema aero ativo, uma tecnologia que melhora ainda mais a força descendente em alta velocidade. Para além de um recorde no coeficiente de resistência, com o seu design único, o Giulia Quadrifoglio obtém o melhor valor na classe C (0,27).

ESCOLHAS RADICAIS

ESCOLHAS RADICAIS

Cada novo Alfa Romeo é desenvolvido começando a partir da versão mais potente e competitiva, o Quadrifoglio. Esta primeira versão é desenvolvida tendo em conta o alvo de uma distribuição de peso ideal de 50/50 e apresentando um motor longitudinal em alumínio, um eixo de transmissão e uma série de soluções técnicas patenteadas. Além disso, deverá sobressair na relação potência-peso, cronometragem 0-100km/h e velocidade máxima. É uma grande diferença relativamente às outras marcas. Enquanto todos os outros sobrecarregam a versão “standard” para obterem maior performance automóvel, a Alfa Romeo cria “carros quotidianos” a partir de supercarros.