O GUIA DE INVERNO DO KIMI RÄIKKÖNEN
  • Winter guide
  • NA ESTRADA
  • NO PARA-BRISAS
  • SOBRE OS PNEUS
  • DEBAIXO DO CAPÔ

O guia de inverno para conduzir no seu melhor

Gelo, neve, chuva. O inverno é escorregadio e cheio de obstáculos, por isso perguntámos a Kimi Räikkönen para nos ajudar com algumas dicas, porque ninguém conhece o frio como o próprio Ice-Man. Torne o inverno numa bela viagem e aproveite-o ao máximo com este guia.
NA ESTRADA

NA ESTRADA

Mantenha a distância de segurança certa na geada

Quando está a conduzir em estradas com geada, além de reduzir a velocidade, também deverá aumentar a distância de segurança entre si e o carro da frente. Normalmente, deve estar atrás do veículo à sua frente 3-4 segundos. Mas no inverno deve aumentar essa distância para 8-10 segundos. Isto irá ajudá-lo a travar em segurança se precisar.

Se está a conduzir em estradas com geada ou molhadas com um carro de caixa manual, deve usar mudanças mais baixas e, em caso de travagem, travar com o motor ao invés do pedal do travão. Isto irá dar-lhe mais estabilidade, evitando derrapagens e movimentos repentinos do carro.

NO PARA-BRISAS

NO PARA-BRISAS

Mude as escovas do limpa para-brisas

O seu para-brisas está implacavelmente exposto a calor, frio, poeiras e raios UV mesmo quando não estão a ser utilizados.

Deve mudá-los de 6 em 6 meses, de preferência antes do inverno começar. E se deixar o seu carro no exterior, lembre-se de levantar as escovas do limpa para-brisas no caso de nevar para que não fiquem colados ao para-brisas.

SOBRE OS PNEUS

SOBRE OS PNEUS

Verifique a banda de rodagem e monte os pneus de inverno

Verificar a banda de rodagem e montar os pneus de inverno é essencial e fácil de fazer. Pode utilizar uma moeda de 2€ para certificar-se que a banda de rodagem do seu pneu é segura, ao inserir a moeda nas ranhuras da banda de rodagem. Se ainda conseguir ver o contorno cinzento quando a moeda está inserida na banda de rodagem, os seus pneus podem estar em condições inseguras e devem ser vistos por um especialista.

Sobre os pneus de inverno, deve mudá-los assim que as temperaturas estejam abaixo dos 7º C.

DEBAIXO DO CAPÔ

DEBAIXO DO CAPÔ

Use o anticongelante e verifique a bateria

Pode mudar o líquido anticongelante apenas se o motor estiver frio. Depois de encontrar o reservatório de refrigeração do motor, liberte um pouco a tampa e afaste-se enquanto a pressão é libertada. Após isso, remova por completo a tampa e se o nível estiver baixo, adicione o anticongelante. Pode usar somente o líquido anticongelante, ou uma mistura 50/50 de líquido anticongelante e água destilada. Quando o reservatório estiver cheio, feche com a tampa e aperte até ouvir um clique.

 

A bateria também deve ser verificada. Quando a temperatura baixa, uma bateria fraca não consegue fornecer energia suficiente para arrancar um motor frio. Por este motivo, lembre-se de fazer uma verificação anual da bateria e do sistema de carregamento.