“Storie Alfa Romeo”

Segundo Episódio: o icónico 6C 1750 que dominou a sua era

A família 6C

 

Vittorio Jano tinha assumido, em 1926, o controlo de todos os projetos de produto da Alfa Romeo, com a tarefa de criar uma “viatura leve com prestações brilhantes”, capaz de ganhar competições e admiradores, mas também de conquistar novos mercados. O resultado foi o 6C.

Aliava a simplicidade estrutural e a engenharia sofisticada, mas também a potência específica extremamente elevada. Jano tinha uma admirável capacidade para aumentar a potência de motores pequenos, aquilo que hoje chamaríamos downsizing: os Alfa Romeo ostentavam a melhor relação peso/potência e, logo, eram os mais velozes.

 

6C 1750: expoente de inovação mecânica

 

O 6C 1750, apresentado em janeiro de 1929 no Salão do Automóvel de Roma, representava, provavelmente, a plena maturidade da fórmula 6C. O motor era uma evolução do precedente 1500 de seis cilindros em linha. Foi produzido em diversas versões e a potência ia dos 46 cv da versão Turismo aos 102 cv do Gran Sport “Cabeça Fixa”.

O 6C valia-se de um sistema de travagem mecânico, com grandes tambores acionados por sistema de transmissão, de um chassi em aço estampado e de um centro de gravidade mais baixo que aumentava grandemente a aderência em curva. O depósito de combustível era colocado em posição recuada para obter maior carga sobre as rodas traseiras e melhorar o equilíbrio entre os eixos. Era um expoente de inovação mecânica.

E quantas mais provas ganhava, mais crescia o seu extraordinário prestígio técnico, tanto em Itália como no estrangeiro: especialmente na Grã-Bretanha e na Commonwealth. 

 

A era dos carroçadores

 

O 6C era super-rápido, mas também extraordinariamente belo. Grande parte do seu sucesso devia-se aos preparadores que criavam as carroçarias: Touring, Castagna, Zagato, Pininfarina.

De facto, até à década de 1930 era normal ver sair das fábricas chassis despidos, equipados apenas com motor, caixa de velocidades e suspensão. O cliente comprava a viatura e depois contratava um preparador para criar uma carroçaria personalizada, praticamente única. E o 6C 1750 oferecia excecionais oportunidades para versões de preparadores de excelência. A extraordinária mecânica e a base técnica dos Alfa Romeo prestaram-se à criação de algumas das mais elegantes carroçarias, desenhadas pelos mais ilustres estilistas e adquiridos pelos mais famosos VIP.