Design’: Fiel ao ‘concept’, inconfundivelmente italiano e Alfa Romeo

O design final do Tonale é extraordinariamente fiel ao do concept no qual se inspira, cortesia do notável trabalho realizado no Centro Stile Alfa Romeo.

Destinado a um cliente jovem, cosmopolita e dinâmico, o Alfa Romeo Tonale oferece um design distinto, sensual e virado para o futuro, destacando novos princípios estilísticos destinados a permanecer como pontos de referência no desenvolvimento da gama Alfa Romeo: jantes de cinco orifícios, o painel de instrumentos do tipo "telescópico", o volante desportivo de três raios e os faróis em forma de curva sinusoidal. As suas dimensões compactas - um comprimento de 4,53 metros, uma largura de 1,84 m e uma altura de 1,6 m – abrangem, assim, a singularidade do design italiano e o estilo original e contemporâneo típico da Alfa Romeo, numa síntese entre uma herança de prestígio e uma perspetiva de futuro.

Assistimos a uma recorrência de elementos estilísticos que entraram para a história mundial do automóvel, tais como a "GT Line", que se prolonga desde a retaguarda até aos faróis dianteiros, recordando as formas do Giulia GT e alternando com os volumes plenos e elegantes, reminiscências de modelos icónicos como o 8C Competizione. A frente apresenta o inimitável "Trilobo" e o distinto escudo Alfa Romeo, o "Scudetto", que atua como um foco central.

Os faróis dianteiros "3+3" com a nova matriz adaptativa Full-LED evocam o aspeto orgulhoso do SZ Zagato e do concept Proteo. Desenvolvidos em conjunto com a Marelli, os três módulos formam uma linha dianteira única para o automóvel e fornecem, simultaneamente, as luzes diurnas, indicadores dinâmicos de mudança de direção e a funcionalidade "Welcome and Goodbye" (ativada sempre que o condutor liga ou desliga o automóvel), para assegurar as melhores condições de iluminação, cortesia da introdução de duas sofisticadas tecnologias. A primeira delas - "Adaptive Driving Beam" - ajusta constantemente os médios de acordo com a velocidade e condições específicas de condução; a segunda - "Glare-Free High Beam Segmented Technology" - deteta automaticamente o tráfego imediatamente à frente e/ou a circular na direção oposta para evitar o encandeamento de outros condutores. Por último, um terceiro módulo é ativado automaticamente durante as curvas para assegurar as melhores condições de iluminação lateral. Estas tecnologias oferecem uma maior eficiência, quer em termos de durabilidade, quer em poupança de energia, com o dobro da intensidade luminosa das lâmpadas de halogéneo convencionais e com menos emissões, uma maior segurança, bem como com menos esforço ocular e um melhor conforto de condução.

As luzes traseiras assumem as mesmas soluções de design dos faróis dianteiros e formam uma curva sinusoidal que envolve totalmente a traseira do automóvel, assumindo uma assinatura de luz verdadeiramente única e distinta.

A sensualidade e dinamismo do automóvel são também evidentes no vidro traseiro, um tributo ao 8C Competizione, bem como no design das jantes de liga leve, ao reproduzirem o estilo "telephone dial" da Alfa Romeo.

Inspirado na história da Alfa Romeo no mundo da competição, o interior está fortemente focado no condutor, com fácil acesso a todos os comandos para uma experiência de condução segura e sem paralelo. O mesmo cuidado é reservado aos passageiros, a quem é dado o espaço ideal para viajar com conforto. Isto resulta num ambiente concebido para e em torno dos ocupantes, caracterizado por uma atenção meticulosa aos detalhes aliada a uma procura constante pela mais alta qualidade.

O habitáculo do Tonale desperta emoções reais, para não mencionar a mais recente tecnologia, garantindo uma experiência conectada e confortável, mantendo o prazer de uma condução desportiva que permanece sempre em destaque.

Tecnologia recordista: para a Alfa Romeo, o ‘software’ e a conectividade melhoram a experiência de condução e protegem o valor residual

Num exclusivo mundial, o Tonale estreia a tecnologia NFT (non-fungible token), uma verdadeira inovação no setor automóvel. A Alfa Romeo é o primeiro fabricante de automóveis a conectar um automóvel a um certificado digital NFT. A tecnologia baseia-se no conceito de "cartão blockchain", um registo confidencial e não modificável das principais fases do ciclo de vida de um veículo individual. Esta característica distintiva off-board - imediatamente utilizável e sustentável - enfatiza a natureza inovadora da Alfa Romeo. Com o consentimento do cliente, o NFT registará os dados do veículo, gerando um certificado que pode ser utilizado como garantia de que o veículo foi devidamente mantido, com um impacto positivo no seu valor residual. No mercado de automóveis usados, a certificação NFT representa uma fonte adicional de credibilidade com a qual os proprietários ou concessionários podem contar. Desta forma, os compradores ficarão tranquilos na escolha do seu automóvel.

A Alfa Romeo interpreta a utilização de software e da conectividade como uma forma de melhorar a experiência do condutor, aquele que é e continua a ser o seu foco. O Tonale dispõe, portanto, da tecnologia mais avançada para assegurar uma experiência conectada e confortável, mantendo ao mesmo tempo o prazer de condução típico de um Alfa Romeo.

As principais novidades do Alfa Romeo Tonale incluem o assistente de voz integrado Amazon Alexa, para que possa sempre "sentir-se em casa" no seu automóvel, tornando a experiência no quotidiano ainda mais simples e conveniente.

Integração completa com a Amazon: cortesia do serviço "Secure Delivery", pode escolher o Tonale como o ponto de entrega das suas encomendas, destrancando as portas e deixando o estafeta colocá-las dentro do automóvel, tudo em total segurança.

Pode também receber atualizações constantes sobre o estado do veículo a partir do conforto da sua casa, consultar o nível de carga e/ou de combustível, procurar pontos de interesse, verificar a última localização do seu automóvel, enviar comandos de bloqueio e desbloqueio à distância e muito mais. O assistente "Alexa" também pode ser utilizado para pedir para adicionar produtos à sua lista de compras, para procurar um restaurante próximo ou para ajustar as luzes ou o aquecimento ligado ao seu sistema de domótica, tudo isto enquanto se mantém concentrado na estrada.

De série, o Tonale está equipado com um sistema de infotainment totalmente novo. Com um sistema operativo Android personalizável e com conectividade 4G com atualizações Over-the-Air (OTA), também disponibiliza conteúdo, funcionalidades e serviços que são constantemente atualizados.

Este sistema inclui um ecrã totalmente digital de 12,3", uma unidade tátil de 10,25" e uma interface multitarefa fluida e sofisticada, mantendo tudo ao alcance sem ser necessário desviar a atenção da estrada. Com um total de 22,5", os dois grandes ecrãs TFT são os melhores do seu segmento.

A tecnologia está também ao serviço da segurança e do conforto: condução autónoma de nível 2 com novos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) que atuam de acordo com a filosofia Alfa Romeo. Também aqui, o software está ao serviço do ADN da marca, mantendo-se o foco no condutor. Assim, todos os sistemas funcionam sem interferirem com a experiência do condutor, onde o controlo e as emoções da condução permanecem intatos.

Estes incluem o "Intelligent Adaptive Cruise Control" (IACC), o "Lane Centering" (LC) e o "Traffic Jam Assist", capazes de ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória, mantendo o automóvel no meio da faixa e a uma distância segura para o veículo da frente, garantindo assim segurança e conforto. O Tonale está também equipado com outros dispositivos e tecnologias inovadoras que aperfeiçoam a interação entre o condutor, o veículo e a estrada: desde a "Autonomous Emergency Braking", para alertar o condutor de um perigo potencial e acionar os travões para evitar ou atenuar qualquer colisão com um peão ou ciclista, até ao "Drowsy Driver Detection" para alertar o condutor caso este dê sinais de estar a ficar sonolento, passando pelo "Blind Spot Detection", que deteta os ângulos mortos traseiros e sinaliza qualquer veículo que se aproxime para evitar a colisão, bem como pela "Rear Cross Path Detection", para alertar para a presença de veículos que se aproximam pelos lados ao fazer marcha-atrás e ainda a câmara de alta resolução com visão de 360° com grelha dinâmica.

Eletrificação de vanguarda com soluções concebidas para melhorar o ADN da marca

Para a marca, o Tonale marca um ponto de entrada natural no mundo da eletrificação, mas, fiel à sua abordagem ousada, a Alfa Romeo estabelece um paradigma: a eletrificação deve servir a marca e o seu ADN, com a missão de reinventar a desportividade para o século XXI.

Um compromisso concreto para uma mobilidade orientada para o futuro, mantendo-se fiel aos seus valores fundamentais.

Dois níveis de eletrificação, Hybrid e Hybrid Plug-in: o Tonale estreia o motor Hybrid VGT (Variable-Geometry Turbo) de 160 cv, um exclusivo da Alfa Romeo. Recorre a um turbocompressor de geometria variável, bem como a uma transmissão de dupla embraiagem TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo. O motor elétrico "P2" de 48 volts com 15 kW de potência e 55 Nm de binário, consegue propulsionar as rodas mesmo quando o motor a gasolina de 1,5 litros é desligado. A Alfa Romeo optou por esta solução técnica para proporcionar uma autêntica experiência eletrificada. A transmissão permite o arranque a propulsão em modo elétrico a baixa velocidade, durante as manobras de estacionamento e a velocidade de cruzeiro. No lançamento, a versão Hybrid de 130 cv também estará disponível, novamente acoplada com a transmissão TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo e o motor elétrico "P2" de 48 volts.

O melhor desempenho é garantido pela exclusiva versão Plug-in Hybrid Q4 de 275 cv, capaz de uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 6,2 segundos e de uma autonomia em modo puramente elétrico de até 80 km* no ciclo urbano (mais de 60 km* no ciclo combinado), os melhores valores do segmento. Proposta de série com o propulsor Plug-in Hybrid, a tração Q4 assegura um nível inigualável de segurança e de prazer de condução.

Para completar a gama de propulsores, vai estar disponível o novo motor Diesel de 1,6 litros e 130 cv, com 320 Nm de binário, acoplado à transmissão automática de dupla embraiagem TCT da Alfa Romeo de 6 velocidades e com tração às rodas dianteiras.

Clientes no centro do universo Alfa Romeo: qualidade de produto e de serviço

Com o Tonale, a Alfa Romeo lança uma série de novos serviços que redefinem a experiência do cliente e que irão abranger toda a gama de produtos da marca.

Uma experiência digital: a experiência de compra do cliente pode ter lugar online, a partir do conforto de casa, em três passos simples, acedendo a uma interface idêntica à utilizada nos concessionários.

Extensão de garantia: Os incansáveis esforços para melhorar a qualidade do produto final resultaram na disponibilidade de uma inovadora garantia alargada Alfa Romeo, prolongando a proteção dos principais componentes do automóvel para 5 anos. A garantia para as baterias nas versões híbridas do Tonale também foi alargada para 8 anos ou 150.000 km percorridos, tornando-se na melhor oferta no segmento.

O Alfa Romeo Certified é o serviço dedicado aos clientes do mercado de automóveis usados. O objetivo é assegurar uma experiência de compra idêntica à da compra de um automóvel novo. As principais características do serviço são as seguintes:

- Cobertura de garantia equivalente à de um automóvel novo;

- "Satisfação ou o seu dinheiro de volta", no prazo de 10 dias ou 1.000 km;

- Sem custos de manutenção, durante 15.000 km ou 1 ano;

- 120 controlos efetuados nos veículos;

- Serviços personalizados de pós-venda e financiamento;

- Test drive;

- Assistência em viagem 24 horas por dia, todos os dias, na Europa e durante o período de garantia.

Finalmente, o Alfa Romeo Videocheck é o serviço dedicado ao pós-venda, criado em consideração pela relação especial que os seus clientes têm com o seu automóvel. Um único objetivo: qualidade de serviço e transparência para os clientes. Quando numa oficina se verificar que o veículo necessita de uma intervenção adicional em relação à previamente acordada com o cliente, os técnicos deverão explicar esta necessidade adicional através de um vídeo gravado com recurso a uma aplicação móvel, que deverá ser enviado ao cliente, juntamente com o orçamento referente aos custos adicionais identificados. O cliente será então livre de aceitar ou rejeitar, parcial ou totalmente, o novo orçamento.

A melhor dinâmica de condução do segmento, cortesia de soluções técnicas dedicadas

O Tonale é uma referência no segmento em termos de dinâmica de condução. Garante um comportamento dinâmico irrepreensível, semelhante ao de um modelo desportivo, comprovado pela melhor distribuição de peso e pela direção mais direta do seu segmento (13,6), bem como pelo facto de ser o único modelo da sua classe a estar equipado com o Integrated Brake System (IBS) e a dispor de patilhas de alumínio para controlo da transmissão. A adoção de pinças de travão fixas da Brembo, com quatro êmbolos, e discos ventilados à frente e discos sólidos atrás, contribui para a melhoria do desempenho de travagem. O Tonale opta por uma geometria de suspensão do tipo MacPherson, totalmente independente, com amortecedores FSD (Frequency Selective Damping). E para melhorar ainda mais as suas excecionais qualidades dinâmicas em estrada, mesmo em superfícies de baixa aderência, o novo Tonale oferece duas configurações de tração: tração integral Q4 na versão Plug-in Hybrid e-Q4 e tração dianteira nas versões Hybrid e com motor Diesel. Estas últimas estão também equipadas com o diferencial autoblocante eletrónico Alfa Romeo. As especificações são complementadas pela suspensão ativa "Dual Stage Valve" com amortecimento controlado eletronicamente. Em suma, sentar-se ao volante do novo Tonale equivale a uma experiência de condução envolvente que se torna num convite para viajar, independentemente do destino.

Nova estratégia de gama

O Alfa Romeo Tonale introduz uma nova estratégia de gama, tornando a configuração, por parte do cliente, ainda mais fácil. Estão disponíveis dois níveis de acabamento - Super e Ti, ambos com especificações claramente definidas que satisfazem as necessidades dos clientes mais exigentes. O nível Super, a porta de entrada para a experiência única Alfa Romeo, pode ser personalizado com o pacote Sprint, que inclui inúmeras opções com uma forte conotação desportiva. Alternativamente, o nível Ti - que realça as qualidades de elegância e caráter distintivo do Tonale - pode ser complementado com o pack Veloce para assim atingir o auge em termos de desempenho e desportividade.

Produzido em Itália, em Pomigliano, na sua linha de produção dedicada e de qualidade irrepreensível

O Alfa Romeo Tonale é produzido na renovada fábrica da Stellantis "Giambattista Vico" em Pomigliano d'Arco, na zona de Nápoles - uma das unidades de produção mais avançadas do grupo - numa linha de produção modernizada e dedicada ao novo modelo da Alfa Romeo, com uma unidade de montagem ultramoderna. Construído em 1968 pela Alfa Romeo, e em funcionamento desde 1972, o complexo industrial produziu, até à data, cinco milhões de automóveis, tendo sido alvo de inúmeros prémios internacionais, incluindo: em 2012, a certificação Silver World Class Manufacturing (WCM) e o prémio Automotive Lean Production para a melhor fábrica na Europa, seguidos, em 2013, pela WCM Gold Medal e pelo nível com a mesma denominação. No ano passado, a fábrica sofreu uma significativa remodelação para enfrentar os desafios do futuro, evidenciados pela adoção das tecnologias mais inovadoras para a produção de automóveis híbridos, pela formação dos seus funcionários e pelo seu respeito pelo ambiente.