Peças de proveniência desconhecida

A Mopar® é o Parceiro Oficial de Serviços da FCA e oferece-lhe uma gama completa de Peças Originais. Eficiência, segurança e bem-estar são as qualidades que apenas oficinas profissionais e reconhecidas lhe podem garantir. Escolha sempre e exclusivamente Peças Originais ou equivalentes.

Peças contrafeitas
Na Internet e no mercado em geral, por vezes é possível deparar-se com ofertas aliciantes para a aquisição de peças ou intervenções de manutenção. Infelizmente, em alguns casos, por trás destas ofertas escondem-se peças de proveniência desconhecida, tais como placas e discos de travão, filtros, correias e bombas de água, embraiagens e escovas dos limpa para-brisas. Quem as adquire esquece-se de que se tratam quase sempre de produtos de qualidade e segurança desconhecida.

O que são

Por vezes, é muito difícil distinguir uma peça de proveniência desconhecida de uma original, até porque a contrafação de uma peça original pode assumir diversas formas:

  • Contrafação total, no caso de produtos que utilizam a mesma marca e visualmente são semelhantes ao produto imitado.

  • Contrafação dos direitos de propriedade intelectual, em particular, dos direitos de Marca:utilização da marca com produtos que são ou podem ser em tudo diferentes dos comercializados com a marca legítima.

  • Contrafação de homologação/certificação: são atribuídas ou declaradas certificações de qualidade e/ou homologações europeias sem que estas tenham sido realmente obtidas.


  • Contrafação de qualidade, no caso de declarações de qualidade e/ou características não verídicas.

  • Contrafação de mensagens, por exemplo os falsos "made in Italy".

O que se arrisca

A comprometer a segurança de quem está a bordo ou se encontra na trajetória do veículo
As peças de proveniência desconhecida podem estar na origem de acidentes na estrada, uma vez que nem sempre são seguras porque são produzidas com materiais muitas vezes fora da validade. Por exemplo, uma pinça de travão de proveniência desconhecida pode causar uma maior distância de travagem em comparação com um produto fabricado de acordo com as normas de segurança.

A integridade do veículo
A fraca qualidade de uma peça pode danificar outros componentes do veículo. Por exemplo, um filtro do óleo de proveniência desconhecida pode gerar problemas no sistema de lubrificação do motor e até provocar a rotura do próprio motor.

Não passagem na revisão
Se a peça não estiver em conformidade com as características estabelecidas pelo fabricante, é possível que o automóvel não passe na revisão.

Danos ao ambiente
Os materiais utilizados para o fabrico das peças de proveniência desconhecida não só podem não respeitar as normas em matéria de segurança, como também em matéria de proteção do ambiente.

O que fazer

Mande reparar o seu veículo ou adquira peças originais ou equivalentes somente junto de oficinas profissionais e reconhecidas, como a rede oficial FCA, de modo a ter a garantia da origem dos produtos.

Não confie em produtos suspeitos ou ofertas com preços demasiado baixos relativamente à média de mercado: o desvio excessivo de preços pode ser por si só um alerta de suspeita de contrafação.

Além disso, lembre-se que se a sua oficina instalar peças de proveniência desconhecida no seu veículo, estará involuntariamente a alimentar um comércio ilegal.

Revele-nos os casos de contrafação contactando o nosso Serviço de Apoio ao Cliente: irá ajudar-nos a combater a falsificação e a garantir a sua segurança.