TECNOLOGIA HÍBRIDA

Desportividade eficiente.

NOVO TONALE

Prazer de condução

O autêntico prazer de conduzir um Alfa Romeo melhorado com uma nova e eletrificante experiência. 

Performance

As capacidades para garantir a adrenalina da condução desportiva que faz parte do ADN da lenda da Marca.

Eficiência otimizada

Excecional no alcance e no consumo, com menos impacto ambiental e eficiência avançada.

HÍBRIDO

O Tonale Híbrido está equipado com um motor Híbrido de 1.5 litros que adota pela primeira vez uma Turbina de Geometria Variável com uma base de gasolina. O motor entrega 240 Nm de binário máximo a apenas 1500 RPM e pode alcançar a potência máxima de 160 CV num instante. O Tonale Híbrido está também disponível com uma versão de 130 CV.

HÍBRIDO PLUG-IN Q4

O motor a gasolina de 1,3 litros turboalimentado que energiza o Tonale Hibrido Plug-in Q4 garante resposta e aceleração suaves, enquanto o motor elétrico oferece um pico de potência de 90 kW.

Carregamento em Casa

Tendo em conta que a maioria dos carros particulares permanecem estacionados durante a noite, carregar a bateria de um híbrido plug-in em casa com uma fonte de alimentação doméstica é útil para aqueles que precisam do seu veículo pronto a fazer-se à estrada na manhã seguinte.

Carregamento público

Usar estações de carregamento públicas está a tornar-se cada vez mais acessível, uma vez que a rede de carregamento está em expansão constante. A bateria consegue alcançar a carga completa em apenas 2.5 horas.

MY ALFA CONNECT

Com a app My Alfa Connect, tenha acesso a todos os serviços conectados do seu Alfa Romeo. Pode planear a sua próxima viagem considerando a autonomia atingível à volta da sua localização e encontrar a estação de carregamento mais próxima. Pode aceder facilmente à app eSolutions Charging e gerir também a sua Wall box em casa remotamente.

      

 

Disclaimer

As imagens são indicativas e têm um propósito meramente ilustrativo. As cores e os detalhes mostrados podem não estar disponíveis ou podem variar quando o veículo estiver disponível, a título de exemplo, por razões técnicas e/ou de produção e/ou comerciais. Algumas imagens podem mostrar acessórios e/ou equipamento que não são de série e que, quando o veículo estiver disponível, vão estar sujeitos a pedido específico e pagamento adicional.

Consumo de combustível Alfa Romeo Tonale Híbrido MHEV gama (l/100 km): 6,3-5,6; CO₂ emissão (g/km): 144 -127. Valores de homologação determinados com base no ciclo combinado WLTP, homologado a partir de 26.05.2022. Os valores indicados são para fins comparativos.

Consumo de combustível Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in Q4 (l/100km): 1,45 - 1,14; consumo de energia (kWh/100km): 24,3 - 21,9; emissão de CO2 (g/km): 33 - 26. Os valores foram medidos durante as atividades de ensaio de pré-aprovação considerando o ciclo WLTP e são fornecidos apenas para fins de comparação. Os valores indicados são datados de 4 de Novembro de 2022.

FAQ

Tudo o que precisa de saber sobre a tecnologia Híbrida

TECNOLOGIA

A tecnologia híbrida é nova para a Alfa Romeo?

A Alfa Romeo está a entrar no mundo da tecnologia híbrida com o Tonale Híbrido e o novo Tonale Híbrido Plug-in Q4.

Existem SUVs Híbridos Plug-in Alfa Romeo?

A Alfa Romeo olha para o futuro através do Tonale Híbrido e do Tonale Híbrido Plug-in Q4. Os primeiros dois modelos híbridos da Marca representam um novo capitulo na sua história: linhas icónicas com uma ideia inovadora de eficiência desportiva.

O que significa híbrido?

Híbrido significa usar mais do que uma fonte de energia para uma nova e eficiente experiência de condução. O resultado é uma melhor economia de combustível com emissões baixas.

O que significa híbrido SUV?

SUV é um termo abreviado para Sports Utility Vehicle (Veículo Utilitário Desportivo): este tipo de veículo oferece uma posição de condução mais elevada do que outros carros. No caso de um SUV híbrido, vai sentir a potência de um motor térmico tradicional alimentado por gasolina a trabalhar em conjunto com um motor elétrico.

Como funciona um carro elétrico?

Um carro híbrido combina um motor de combustão tradicional com a potência de um motor elétrico. Com a tecnologia de travagem regenerativa, pode também recarregar a bateria enquanto conduz, capturando a energia da desaceleração e entregando-a ao seu veículo.

Que tipos de motores elétricos/híbridos existem?

ICE: Motor de Combustão Interna (Internal Combustion Engine) é o motor tradicional de energia térmica (gasolina, gasóleo, etc.) em que a combustão do combustível é ativada através de um oxidante (normalmente, o ar) dentro de uma câmara de combustão que é parte integral do circuito de movimento do fluido.
MHEV: este tipo oferece a combinação de um motor de combustão interna com um motor elétrico, como é o caso do Alfa Romeo Tonale Híbrido. Quando a bateria está carregada, esta tecnologia permite fazer várias manobras de condução no modo totalmente elétrico.
HEV: motor de combustão e motor elétrico combinados. A bateria é carregada através do motor de combustão e da travagem regenerativa. O desempenho da bateria permite viagens curtas no modo totalmente elétrico.
HÍBRIDO PLUG-IN: este tipo oferece a combinação de um motor de combustão interna e de um motor elétrico, como é o caso do Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in Q4. A bateria é também carregada a partir de uma fonte externa (tomada de carregamento) e através da travagem regenerativa. No Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in Q4, o desempenho da bateria permite viagens até 82 km de autonomia em modo EV urbano
BEV: a tração é fornecida exclusivamente por um motor elétrico. A condução é elétrica e o carregamento é feito apenas através de uma fonte externa e da travagem regenerativa.
REEV: tem um pequeno gerador alimentado a gasolina para recarregar a bateria e permitir uma autonomia adicional quando o nível de bateria está baixo.

Porquê optar por uma solução Híbrida Plug-in?

O Híbrido Plug-in é uma das melhores soluções para explorar as vantagens de usar um motor de combustão interna (ICE) e um motor elétrico combinados. Adicionalmente, no mundo dos híbridos, o Híbrido Plug-in garante um equilíbrio ótimo entre autonomia elétrica, tempo de carga, economização de combustível, experiência de condução e performance.

Quais são as principais vantagens de um veículo Híbrido Plug-in?

Os carros Híbridos Plug-in oferecem muitas das vantagens dos veículos elétricos, tais como custos de funcionamento mais baixos, viagens silenciosas e zero emissões no caso da condução puramente elétrica, enquanto garantem a flexibilidade de um motor térmico tradicional para viagens mais longas, sem necessariamente ter de recarregar a bateria a partir de uma fonte externa. A combinação do motor de combustão com o motor elétrico pode também permitir ao veículo alcançar um nível mais alto de binário e performance do que os motores convencionais de maior cilindrada. O Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in representa uma solução avançada, que vai aumentar a performance e o conforto na condução ao garantir reduções nos custos de operação e emissões mais baixas do que os veículos de motor térmico. Além disto, onde aplicável, poderá tirar partido de benefícios fiscais, como uma redução no Imposto de Circulação.

RECARREGAMENTO

Quando tempo demorará para recarregar a bateria?

O intervalo será de cerca de 2.5 horas ao usar em power upgrade (easyWallbox até 7.4 kW ou estação de carregamento pública).

Como programar o meu carregamento?

Através do sistema de infoentretenimento do veículo ou da aplicação móvel My Alfa Connect. Durante o carregamento individual em casa, terá a possibilidade de programar a hora de carregamento preferencial durante a noite, por exemplo) e escolher o nível de energia do programa de carregamento através de uma secção dedicada no sistema de infoentretenimento.

O que acontece se a bateria esgotar quando estiver na estrada?

O motor ICE (motor de combustão interna) vai ligar-se automaticamente para garantir a condução na estrada. O sistema está concebido para garantir um nível mínimo de carga para garantir a performance Q4.

A temperatura exterior terá algum impacto nas baterias?

As baterias são concebidas para funcionar corretamente sob todas as temperaturas médias do ano. A autonomia poderá ser reduzida dependendo da exposição do carro a temperaturas muito quentes por longos períodos de tempo, uma vez que a energia é usada para arrefecer as baterias. Do mesmo modo, em caso de temperaturas muito baixas, a autonomia poderá ser reduzida porque a energia será usada para aquecer as baterias.

Quantos métodos existem para recarregar o carro?

O veículo recarrega durante a condução ou ligado a uma tomada elétrica externa.

Como é que o Alfa Romeo Tonale recarrega a bateria durante a condução?

O Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in Q4 recarrega a bateria através de:
1- Travagem regenerativa: converte a energia cinética do veículo em energia elétrica e usa-a para carregar a bateria, em vez de a desperdiçar enquanto energia térmica, como acontece com os travões convencionais ICE. Os motores elétricos consomem energia para gerar movimento. Quando este movimento já não é necessário (por exemplo, numa fase de abrandamento), a força de travagem é usada para reverter a ação do motor e gerar eletricidade. O processo é conhecido como travagem regenerativa, e a eletricidade gerada pode ser enviada para a bateria. Nas condições certas, a autonomia de um carro elétrico pode ser prolongada em mais de 10%, graças à recolha de eletricidade regenerada.
2- Modo de condução E-Save: ao selecionar este modo, o Sistema vai manter a bateria a um nível de carga definido, ou pode recarregar a bateria até um limite definido.

Como é que o Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in Q4 recarrega a bateria através de uma tomada elétrica externa?

O Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in Q4 estará equipado com um cabo de carregamento doméstico (de nome Modo 2), que vai ligar-se à tomada Tipo 2 do veículo. Isto significa que será possível carregar o carro numa garagem doméstica ou em casa, desde que esteja presente uma tomada externa. Um carregador de bordo converte a corrente alternada em corrente direta para o carregamento. Através da interface de infoentretenimento, ou da app dedicada My Alfa Connect, que poderá descarregar no seu smartphone, será possível definir o tempo de recarga e o limite máximo de corrente que deseja absorver do seu sistema doméstico. Para um carregamento mais rápido, terá a possibilidade de instalar uma wall box doméstica, chamada easyWallbox, que carrega mais depressa do que uma tomada convencional. Para uma sessão de carregamento mais rápida e potente, pode também instalar a eProWallbox, uma wall box que funciona com até 22kW.

De que equipamento vou precisar para recarregar?

Standard: Cabo de carregamento doméstico. O Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in Q4 já está equipado com um cabo de carregamento doméstico standard que pode ser ligado a qualquer tomada doméstica.
Opcional: Cabo de carregamento de alta velocidade. O cabo de carregamento Tipo 3 que lhe permite carregar o veículo numa coluna de carregamento público e numa eProWallbox.